Espaço do Internauta

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Audiência da Globo despenca; nenhuma atração chega a 30 pontos nesta quarta

http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20121129103908.jpg
 
A rejeição do telespectador à nova safra de novelas da Globo, formada por "Lado a Lado", "Guerra dos Sexos" e "Salve Jorge", está instaurando uma crise de audiência na emissora.

Com os baixos índices dos folhetins, os jornais e a faixa de shows também perderam telespectadores e consequentemente a média-dia é fortemente prejudicada. 

Assim como "Guerra dos Sexos" e "Salve Jorge", "Lado a Lado" não agrada no Ibope
Divulgação/Globo
Diferente de suas concorrentes, que possuem faixas mais equilibradas, a Globo possui forte dependência do horário nobre (entre 18h e meia-noite) para manter em alta os resultados diários que tem. 

"Jornal Nacional": novelas em baixa faz principal noticiário do país vencer "Carrossel" por apenas 5 pontos de vantagem
Divulgação/Globo
Nesta última quarta-feira (28), por exemplo, a média-dia do canal carioca foi de apenas 12,3 pontos, uma das menores de 2012. A maior audiência da emissora foi "Salve Jorge", que obteve 27 pontos de média. Nenhum produto chegou à casa dos 30 pontos, o que antes era facilmente registrado antes mesmo das 20h, com "Cheias de Charme". O próprio "Jornal Nacional", acostumado com índices acima da casa dos 30 pontos, amargou 20 - apenas 5 a mais que "Carrossel".

Novelas em baixa:

Além de "Salve Jorge" ter fechado em baixa, com apenas 27 pontos, "Guerra dos Sexos" e "Lado a Lado" também tiveram performances abaixo do esperado.
 
A novela das sete amargou 20 pontos de média e "Lado a Lado" fechou com 17. A má situação do trio até tira do foco "Malhação", que teve 13 pontos de média.

Manhãs e tardes enfraquecidas:

Embora a Globo tivesse problemas de audiência na faixa da manhã ou da tarde de tempos em tempos, os números sempre foram compensados pelo desempenho do horário nobre. Desta vez, a situação é mais grave.

Ana Furtado e André Marques comandam o "Vídeo Show": índices são os mais baixos da história do programa
Divulgação/Globo
A faixa da manhã, por exemplo, vem apresentando certa estabilidade mas ainda não tem os resultados almejados. O trio de matinais "Mais Você", "Bem Estar" e "Encontro", por exemplo, marcaram 6, 7 e 6 pontos respectivamente. 

Os problemas maiores vêm sendo na parte da tarde. O "Vïdeo Show" vem chegando a níveis históricos de baixa audiência. Nesta quarta foram apenas 7 pontos. "Da Cor do Pecado", apesar de ter esboçado reação na semana passada, voltou a cair e fechou com apenas 11. A "Sessão da Tarde", que há bastante tempo vem se mostrando enfraquecida, amargou 10.

Esses índices são consolidados e são baseados na preferência de um grupo de telespectadores da Grande São Paulo.

Justiça Federal nega pedido para retirar "Deus seja louvado" das notas






A expressão foi incluída nas cédulas brasileiras em 1986, por decisão do então presidente e hoje senador José Sarney (PMDB) (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)
A expressão foi incluída nas cédulas brasileiras em 1986, por decisão do então presidente e hoje senador José Sarney (PMDB)
A Justiça Federal de São Paulo negou o pedido do Ministério Público Federal para obrigar a União e o Banco Central a retirar, em até 120 dias, a expressão "Deus seja louvado" das cédulas de real. A decisão, em caráter provisório, foi da juíza da 7ª Vara Federal de São Paulo, Diana Brunstein.

Na decisão, de apenas três páginas, ela afirma que o Ministério Público não comprovou que houve "oposição aos dizeres inscritos na cédula no âmbito do seio social". A juíza ressaltou que o Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) não ouviu instituições laicas ou religiosas de outras denominações que se manifestassem contra a presença da frase nas cédulas.

"Entendo este fato relevante na medida em que a alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade, que denotassem um incômodo com a expressão ‘Deus’ no papel-moeda", escreveu Ana Brunstein.

O mérito da causa ainda será julgado. A juíza negou apenas o pedido de antecipação de tutela do MPF-SP, ou seja, a solicitação para que a decisão fosse emitida provisoriamente antes que o processo se encerre. Para Ana Brunstein, no entanto, não havia urgência no caso, já que "os dizeres se encontram impressos nas notas há quase três décadas, o que afasta qualquer risco de dano irreparável".

Segundo informações repassadas pelo Ministério da Fazenda ao MPF-SP no inquérito civil público, a expressão foi incluída nas cédulas brasileiras em 1986, por decisão do então presidente e hoje senador José Sarney (PMDB). No plano Real, em 1994, ela foi mantida pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, por ser "tradição" no país.
 
Do diario de pernambuco

ANS divulga lista de operadoras de planos de saúde que serão fechadas

Agêncai Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a lista de operadoras de planos de saúde que terão as atividades encerradas por causa de graves problemas econômico-financeiros e administrativos. Os usuários desses convênios têm até 60 dias para solicitar a portabilidade especial de carências para outras operadoras. A Ideal Saúde é a única que compõe a lista de Pernambuco (relembre a situação da operadora).

Este tipo de portabilidade, em vigor desde abril de 2011, possibilita ao usuário mudar para um convênio compatível com o anterior em situações especiais. São permitidas as trocas nos seguintes casos: quando a operadora tem o registro cancelado pela ANS, está em processo de falência ou por causa da morte do titular do plano.

Nessas situações, o consumidor tem algumas vantagens, como trocar de plano de saúde independentemente do mês de aniversário do contrato, fica desobrigado de cumprir a permanência mínima no plano e novas carências e o preço do novo plano deve ser igual ou menor que o antigo.

A lista com as operadoras que serão fechadas pode ser conferida aqui.

Dilma veta distribuição de royalties para áreas licitadas

A presidenta da República, Dilma Rousseff vetou o Artigo 3º do projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo de campos já em exploração. Além disso, todos os royalties dos futuros contratos serão destinados à educação.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a decisão da presidenta Dilma tem um “grande significado histórico”. “Todos os royalties, a partir das futuras concessões, irão para a educação. Isso envolve todas as prefeituras do Brasil, os estados e a União, porque só a educação vai fazer o Brasil ser uma nação efetivamente desenvolvida”, disse.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse que a medida provisória, que será encaminhada para publicação no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (3), tem como premissas o respeito à Constituição e aos contratos estabelecidos, a garantia da distribuição das riquezas do petróleo e o fortalecimento da educação brasileira.

Segundo Gleisi, a presidenta procurou conservar a maior parte do que foi deliberado no Congresso Nacional. “Veto ao Artigo 3º, resguarda exatamente os contratos em exercícios e redistribuição dos royalties ao longo do tempo”, disse.

Agência Brasil

Djalma Paes recebe Selo Unicef em Brasília

AgenciaBrasil291112 VAC2120 
Valter Campanato/ABr
Brasília - Djalma Souto Maior Paes Júnior, do município de Glória do Goitá, fala em nome dos prefeitos na cerimônia de entrega do Selo Unicef, a prefeitos dos municípios do Semiárido e da Amazônia.
 
Fonte Agência Brasil

Em Glória do Goitá, ProRural realiza encontro com representantes de comunidades quilombolas

Com o objetivo de aprofundar a discussão e o conhecimento das políticas públicas para as comunidades quilombolas, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, realiza nos dias 03 a 04 de dezembro, o Encontro Estadual de Intercâmbio das Comunidades Quilombolas de Pernambuco. O secretário executivo de agricultura familiar e gerente geral do ProRural, Aldo Santos, realiza abertura oficial da reunião na segunda-feira (03), a partir das 9h. O evento que acontece no município de Glória de Goitá, na Mata Norte, reunirá participantes de 104 comunidades remanescentes de quilombos, reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, além de representantes de órgãos estaduais, federais e ONG’s. O encontro faz parte das ações do Projeto de Promoção do Protagonismo das Comunidades Quilombolas (PPCQ), executado pelo ProRural, por meio de doação do Governo Japonês. “O Projeto PPCQ tem como objetivo principal o desenvolvimento organizacional e o fortalecimento associativo dessas comunidades, buscando garantir o acesso aos serviços públicos que atendem aos quilombolas”, afirma Aldo Santos.
Durante três dias – no domingo (02) que antecipa o encontro, o grupo de quilombolas participante realizará atividades internas – a pauta do evento será focada nas apresentações e debates sobre as políticas públicas estaduais e federais voltadas a melhoria da qualidade de vida dessa população. O encontro será realizado no Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) – Campus Glória de Goitá, Rodovia PE 50 – Km 14 – Glória de Goitá – PE.
com informações da Assessoria.

Dr. Miranda escolhe jornalista para compor secretariado em Glória do Goitá


O jornalista Everaldo Costa Santana é o segundo nome anunciado pelo Prefeito eleito de Glória do Goitá, Zenilton Miranda (PTB), para compor o primeiro escalão do Governo. Ele vai assumir a pasta de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Ações Estratégicas. Filho de agricultores, o jornalista conhece de perto as necessidades do homem do campo. Sempre viveu no Sítio Queceque, Zona Rural de Glória do Goitá, local onde teve seus primeiros contatos com o mundo dos livros.
Everaldo Costa é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo pela UNINASSAU; Pós-Graduado em Gestão Pública pelo IFPE; Especialista em Jornalismo e Crítica Cultural pela UFPE; e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na área de Políticas e Estratégias de Comunicação pela UFRPE.
Para o vereador reeleito Lívio Amorim (PR), o candidato mais votado da Coligação de Dr. Miranda, o novo gestor mais uma vez acertou na escolha. “Everaldo é um exemplo de jovem que vence e convence pelo conhecimento”, sentencia.
Em suas experiências profissionais, Everaldo já passou quatro anos no Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) onde desenvolveu e coordenou projetos de capacitação de jovens, já lecionou na UFRPE, entre outras. Atualmente coordena o Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local (Giral) em Glória do Goitá.
Como candidato ao legislativo local, Everaldo disputou às eleições 2012 pelo PRB. Mesmo não sendo eleito, ele foi o sexto candidato mais bem votado do palanque liderado pelo prefeito eleito, Dr. Miranda. O jornalista foi a segunda pessoa convidada por Dr. Miranda para assumir o primeiro escalão do Governo em janeiro de 2013, já que o primeiro nome da lista foi o da professora Ivanice Pereira, indicada para a pasta da Educação.

Audiência pública discute piso do professor em Limoeiro

 
Portal do MPPE
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) convocou audiência pública com o objetivo de recolher informações sobre o pagamento do piso salarial dos professores da educação básica de Limoeiro, no Agreste, que não estaria regular. O encontro vai acontecer no dia 18 de dezembro, das 9h até às 13h, no salão do Tribunal do Júri, no Fórum da cidade, localizado no bairro do Juá. A iniciativa é do promotor de Justiça Municipal Azevedo Catão.
De acordo com o edital de convocação, publicado no Diário Oficial, a Promotoria de Justiça foi informada sobre a falta de pagamento do salário aos professores da educação infantil e do fundamental I, que vai de encontro ao que o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal, previsto em Lei Complementar municipal. Apesar dos relatos dos professores que a lei não está sendo aplicada, o município encaminhou documentos à Promotoria contradizendo os depoimentos dos profissionais da educação.
Desta forma, para discutir o assunto, foram convocados o prefeito, o procurador do município, os Secretários de Educação, Administração e Finanças e o presidente da Câmara de Vereadores. O promotor de Justiça convidou os representantes dos Conselhos Municipais de Educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como da Defensoria Pública, além da própria população.
Conforme o documento, no dia do evento, aqueles que foram convocados não precisarão fazer inscrição para se pronunciar acerca do tema. Já os que foram convidados vão ter que realizar cadastro junto a secretária da audiência pública, informando o nome e o cargo que ocupam.

Limoeiro conquista o Selo UNICEF Município Aprovado


Selo UNICEF Município Aprovado! Esse foi o título conquistado pelo município de Limoeiro, nessa quinta-feira (30), em solenidade realizada no Museu Nacional, Setor Cultural, em Brasília (DF), através da Representação UNICEF no Brasil. O selo é referente à gestão 2009-2012 e contempla os municípios que se destacaram em ações de políticas públicas voltadas as crianças e aos adolescentes nos diversos segmentos da sociedade.
No Distrito Federal, a certificação foi entregue ao prefeito Ricardo Teobaldo (PSDB), o qual esteve ladeado pela assistente social Rita Barros, articuladora local do selo. O anúncio oficial foi feito pelo Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl. Em Pernambuco, outras 26 cidades também foram contempladas com a premiação nacional. “Hoje estamos recebendo o reconhecimento de um trabalho voltado para cuidar das pessoas. Os números apresentados pelo município de Limoeiro mostram que as nossas ações alcançaram as metas estabelecidas pela Unicef”, destacou o gestor municipal.
Histórico do Selo - O Selo UNICEF Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999 no Ceará, que, desde 2005, alcança todo o Semiárido Brasileiro. A partir de 2009, o Selo chegou à Amazônia Legal Brasileira, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e, finalmente, certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O Projeto Selo UNICEF Município Aprovado faz parte do pacto nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas de solidariedade, cidadania e compromisso com o desenvolvimento dessas regiões que abrangem mais de 2.200 municípios de 20 Estados brasileiros (os nove Estados do Nordeste, o Espírito Santo e Minas Gerais e os nove Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira).
O Pacto e a Agenda representam a união de forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais, empresas e população.
com informações da Assessoria.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Polícia Civil segue investigando crime bárbaro em Vitória de Santo Antão

 
Dois jovens de 16 e 19 anos são suspeitos de cometerem o homicídio. De acordo com a Polícia, crime foi provocado por ciúmes
Um crime bárbaro e um cenário deixado pela ação dos assassinos, chocou os moradores da Cidade de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado neste último final de semana, onde vitimou o cozinheiro Emmanoel Roberto Valentim , de 36 anos, conhecido por “Manú”. Ele foi executado a tiros e teve seu corpo esfaqueado por dois homens, dentro do apartamento onde morava no Bairro Livramento.
De acordo com testemunhas do crime, dois rapazes de 16 e 19 anos foram até o edifício na tarde do sábado e começaram a beber com o cozinheiro. Eles ficaram ouvindo som até a noite e foram embora, deixando Emmanoel em casa. Horas depois, a dupla voltou para o apartamento, onde ligaram novamente o som e iniciaram uma discussão com a vítima. Uma vizinha de Emmanoel, que não quis se identificar, informou que a música alta pode ter sido estratégia dos dois para executar o homem. “Estava muito alto, por isso não ouvimos nada. Na madrugada do domingo, algumas pessoas disseram que viram os dois rapazes saindo correndo do apartamento”.
Quando chegaram ao local do crime, os policiais acharam o apartamento todo sujo de sangue. Havia marcas de mãos e pés feitas com o sangue da vítima. O imóvel estava revirado e apresentava sinais de luta, como se Emmanoel tivesse reagido e tentado fugir.
De acordo com o Delegado responsável pelo caso, Ariosto Esteves, o motivo do crime teria sido passional. “Já conseguimos identificar os suspeitos e constatamos que o mais velho tinha um relacionamento com Emanoel há mais de quatro anos”, explicou. Ainda de acordo com o Delegado, desta vez, a briga teria sido motivada pela suspeita de que o companheiro da vítima teria engravidado uma garota.
Com informações do Aqui PE.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sport por um fio

Charge

STF deve decidir em dezembro se o goleiro Bruno poderá aguardar júri fora da prisão

A decisão se o goleiro Bruno vai ou não aguardar o julgamento em liberdade, que estava nas mãos do ministro Joaquim Barbosa, agora presidente do STF, ficará a cargo do ministro Ricardo Lewandowski. Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press/Arquivo
A decisão se o goleiro Bruno vai ou não aguardar o julgamento em liberdade, que estava nas mãos do ministro Joaquim Barbosa, agora presidente do STF, ficará a cargo do ministro Ricardo Lewandowski. Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press/Arquivo
A pouco mais de três meses de enfrentar o banco dos réus, o goleiro Bruno Fernandes tem como última chance de sair da cadeia e aguardar o julgamento em liberdade uma liminar de seu pedido de habeas corpus, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, que estava nas mãos do ministro Joaquim Barbosa, agora presidente do STF, ficará a cargo do ministro Ricardo Lewandowski. Ex-advogado do goleiro, Rui Pimenta ainda o representa junto ao Supremo e aposta numa definição até o próximo mês. O caso Eliza Samudio está sendo avaliado também em Brasília pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e deve engrossar os relatos da ministra Eleonora Menicucci de Oliveira junto à presidente Dilma Rousseff, para fortalecer o combate à violência contra mulheres.
O pedido de liminar no STF foi um dos muitos que Rui Pimenta apresentou na suprema corte desde dezembro, quando assumiu a defesa do goleiro. Apesar de Pimenta ter sido dispensado por Bruno, para o júri, o que o defensor define como “um suicídio penal”, ele foi mantido para acompanhar o habeas corpus. O advogado contou que essa última petição feita no habeas corpus que tramita no STF teve sua apreciação atropelada pelo julgamento do mensalão. No documento, Pimenta explica que Bruno já teria conquistado o direito à liberdade em relação à condenação na Justiça do Rio de Janeiro, o que não justificava a manutenção de sua prisão.

“Na ocasião, estive em Brasília, em contato com a assessoria de Joaquim Barbosa, e chamei a atenção para o fato novo, mas, em despacho, o ministro não levou em consideração. Então, entrei com agravo de instrumento. Com Barbosa assumindo a presidência da corte, agora o processo será distribuído para o ministro Lewandowski, que tem um perfil legalista. Ele segue o entendimento da corte, que é favorável à concessão do habeas corpus, pois Bruno é possuidor dos pressupostos legais”, explica Rui Pimenta, que acrescenta: “Esse é o fio de esperança de Bruno”.

O promotor do caso, Henry Wagner Vasconcelos, disse que não acredita numa decisão favorável ao goleiro no STF. “Tenho a impressão de que com o julgamento que condenou dois réus do caso, a veracidade acossará a defesa de Bruno”, analisou. Para o promotor, nem mesmo as posições antagônicas de Barbosa e Lewandowski sugerem uma mudança de curso no processo do pedido de habeas corpus do jogador, que acumula várias negativas de petições. “Na pior das hipóteses, a liminar garante uma liberdade condicionada, mas não de enfrentar o tribunal do júri”, destacou.

Relatório
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) acompanhou in loco o julgamento do caso Eliza Samudio, como vem fazendo em outras situações envolvendo violência contra mulheres. A morte de Mércia Nakashima, em São Paulo, e os casos de estupros e assassinatos de duas mulheres em Queimadas, na Paraíba, se somam aos que a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves, tem acompanhado.

Ontem, por meio da assessoria da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves disse que está ultimando o relatório do caso Eliza, que será encaminhado à ministra Eleonora Menicucci. O documento, com levantamentos de outros casos de crimes bárbaros contra as mulheres, deve colaborar para a apresentação de propostas de mudança na legislação no combate a esse tipo de violência. Não se trata, porém, de que a presidente Dilma Rousseff tenha um interesse específico em relação ao sequestro e morte de Eliza. Aparecida esteve em Contagem e acompanhou o primeiro dia do júri e parte do segundo. Não foram revelados detalhes do relatório.

Do diariodepernambuco

Prefeito de Limoeiro Inimigo da Natureza

Por Pollinne Silva / Blog Meta Bronca
É lamentável o que acontece aqui na cidade de Limoeiro, uma atitude do gestor público do município vai totalmente ao contrário do restante do mundo. Enquanto todo planeta se mobiliza em preservar a natureza, o prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo (PSDB), demonstrou que não tem muita preocupação com a mesma. Sem dó nem piedade foram derrubadas cerca de dez árvores frondosas, na praça ao lado da Facal ali plantadas há décadas.
Há uma revolta por parte dos munícipes que transitam diariamente pela Avenida e vê uma cena como aquela e ainda fazem a seguinte pergunta: ”Será que é mesmo necessário derrubar as árvores para se fazer uma praça?”. Será que não é possível valorizar, preservar, o meio ambiente em prol de uma cidade mais bonita e arborizada para uma vida melhor no futuro para quem mora aqui.
O que é mais curioso é que ninguém sabe informar se o ataque à natureza teve autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, e que nenhum “ambientalista” daqui de Limoeiro se posicionou em relação a este fato.
Fica aqui um apelo a toda população e aos órgãos competentes que abracem esta causa para que possamos ter uma vida mais saudável.

A violência em Macaparana, ameaça e Porte de arma branca

Na tarde deste domingo 25/11 Antonio Mariano da 18  anos, Solteiro, Trabalhador Rural e residência na B, Macapazinho, 38 solicitou a presença da , pois Flavio José da Gomes 20 anos, casado desocupado e residente no mesmo endereço estava dando chutes na porta e uma faca punho querendo agredi-lo,  o mesmo correu e procurou a policia se deslocaram ate o local e conseguiram deter o imputado e apreender a faca usada, depois encaminharam as a DP  para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
Macaparana News

sábado, 24 de novembro de 2012

Pescadores de Limoeiro são capacitados no Chapéu de Palha da Pesca Artesanal



Através do Programa Chapéu de Palha da Pesca Artesanal, instituído pelo Governo de Pernambuco, 45 pescadores e pescadoras da colônia Z32, constituída na Comunidade de Ribeiro Grande, Zona Rural de Limoeiro, estão sendo capacitados com aulas práticas e teóricas sobre beneficiamento e conservação do pescado. As aulas que começaram desde o dia 04 de novembro seguem até o dia 04 de dezembro no grupo escolar da comunidade, todas as segundas e terças-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. “Essa capacitação pretende fazer com que o pescador veja possibilidades no produto que ele tem na represa e na colônia”, explicou a professora e engenheira de pesca, Érica Oliveira.
Segundo a engenheira, entre os principais assuntos trabalhados com os pescadores limoeirenses estão manipulação de alimentos de forma segura mantendo a sanidade e preocupação com a segurança alimentar. “Nossas informações teóricas e práticas serão somadas ao conhecimento que eles detêm em virtude da experiência como pescador”, destacou Érica. Ela também ressaltou que o curso está sendo ministrado por conta da recente regularização da colônia. “A partir do momento em que eles (pescadores) foram incluídos como colônia Z32 puderam ser inseridos no programa Chapéu de Palha, que é a primeira iniciativa para a pesca artesanal no Estado”, reforçou a professora.
Em Limoeiro, a implantação do programa conta com o apoio da prefeitura municipal, através da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico. Para o secretário da pasta, Marcos Pinto, a parceria motiva o fortalecimento da classe de pescadores do município. “Sabemos que na região temos aproximadamente 200 pescadores, mas que não se cadastraram. Hoje, temos uma média de 50 inscritos no programa. Alguns outros estão vindo e começando a acreditar na organização. É preciso que todos integrem a colônia e possam receber os benefícios dos programas sociais”, alertou o secretário.
O presidente da colônia Z32, Jailson Silva, também tem reforçado a ideia de unidade entre os profissionais da pesca. “O pescador tem a oportunidade de se capacitar e contar com a ajuda financeira do programa, principalmente neste período de estiagem. É preciso que todos acreditem no trabalho da colônia e se cadastrem. Nosso trabalho é visando a melhoria do trabalho para o coletivo”, comentou Jailson, ao adiantar que no início de março do próximo ano, com data a ser definida, um novo calendário de cadastramento será encaminhado ao município e, consequentemente, “novos pescadores poderão efetuar o cadastro”.
Para o pescador Severino Silva, o popular “Alemão”, a cultura da pesca está em crescimento e com as informações obtidas no curso poderá melhorar a qualidade do seu produto. “Temos a experiência da pesca, mas alguns detalhes são importantes, como por exemplo, conservar o peixe de forma adequada. Quanto mais o peixe estiver limpo, os clientes virão buscar o nosso peixe fresco e sadio”, comentou. Segundo Alemão, no início ele mesmo não acreditou no programa, o que mais tarde foi diferente. “Chamo a atenção daqueles que ainda não se cadastraram em nossa colônia. Precisamos unir forças e mostrar nossa organização”, afirmou. Atualmente, a maioria dos pescadores está atuando na Barragem do Carpina (Prainha) e na Barragem de Tapacurá.

Do Programadizendotudo

INSS começa a pagar segunda parcela do 13º salário dia 26

A Previdência começa a fazer os depósitos da segunda parcela do décimo terceiro salário a partir da próxima segunda-feira (26) para quem ganha até um salário mínimo (R$ 622) e cujo número de inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) termina em 1. Para quem recebe acima do mínimo, os pagamentos começarão a ser feitos uma semana depois, na segunda-feira seguinte (3).
O crédito a todos os contribuintes será feito até 7 de dezembro. No total, serão pagas parcelas para cerca de 25,8 milhões de beneficiários. Estima-se que o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro injete cerca de R$ 11,7 bilhões na economia.O estado onde haverá mais impacto econômico com a entrada da segunda parcela do décimo terceiro será São Paulo, com R$ 3,3 bilhões pagos a mais de 6 milhões de pessoas. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com cerca de R$ 1,2 bilhão. O Estado com menos injeção de recursos será Roraima, com R$ 8,7 milhões.
A primeira parcela do décimo terceiro deve ser depositada até o dia 30 de novembro. Aposentados e pensionistas do INSS receberam o primeiro pagamento em agosto. Tanto a primeira quanto a segunda parcelas do décimo terceiro têm o Imposto de Renda (IR) retido na fonte. Para saber o valor exato do décimo terceiro, acesse o extrato de pagamentos da Previdência na internet.
Pessoas que recebem amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família não têm direito a décimo terceiro derivados desses benefícios.

Prefeito eleito de Glória do Goitá define primeiro nome de seu secretariado


O prefeito eleito de Glória do Goitá, Zenilton Miranda (PTB), começou a definir o primeiro escalão para compor a sua gestão durante os próximos quatro anos. O primeiro nome da lista é o da professora Ivanice Pereira. Muito conhecida no município, a educadora estava concorrendo às eleições para diretora da Escola Estadual Paroquial de Menores, em Glória do Goitá. Pleito que abriu mão ao aceitar o convite feito por Dr. Miranda. O nome pode ter sido feito a partir de uma indicação de uma comissão representativa dos professores da rede municipal de ensino.
Ivanice traz como lema o trabalho por uma gestão democrática e participativa. Responsável, organizada e sociável, Ivanice Pereira da Silva tem 39 anos e é professora desde os 16 anos. Ela começou suas atividades na Escola particular Dom Miguel, em Glória do Goitá e, atualmente, atua na Escola da rede Estadual Paroquial de Menores. Onde lá, através dela, está fazendo o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar oferecido pelo Governo do Estado.
Em 2006, apoiou através do curso Idiomas, o projeto de intercâmbio que trouxe um grupo de canadenses para Glória do Goitá e levou um grupo de estudantes da rede municipal, ao Canadá. Ela já fez parte do quadro de professores da rede municipal de ensino de Glória do Goitá. Em 1994 foi aprovada no concurso público e atuou por cinco anos no município, sendo exonerada do cargo, à pedido.
Há 12 anos também empresária de sucesso na área de idiomas. Sempre dedicou-se à educação não só de Glória do Goitá, mas em cidades como Chã de Alegria, atuando na Escola Presidente Costa e Silva, e em Vitória de Santo Antão, nas escolas de línguas CCAA, FISK e SENAC, e também no Tradição Colégio e Curso, hoje Colégio Diogo de Braga.
Por Everaldo Costa Santana.

Glória do Goitá recebe Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira

Jovens que vivem no campo terão a oportunidade de conhecer a realidade rural da Zona da Mata de Pernambuco

Pernambuco é um dos 12 Estados participantes do IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. Entre os dias 23 de novembro a 01 de dezembro, um grupo com 12 jovens rurais de diferentes localidades do País conhecerá a realidade rural da Zona da Mata pernambucana. Eles serão recebidos pela ONG Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), sediada em Glória do Goitá, cuja missão é formar jovens, educadores e produtores familiares para atuarem na promoção do desenvolvimento sustentável do campo.
Durante a semana, os intercambistas ficarão hospedados em propriedades de agricultores familiares da região, e passarão por atividades que envolvem o aprendizado de técnicas agrícolas locais, visitas a propriedades e organizações de jovens rurais, atividades culturais, troca de experiências, entre outros. No retorno para seus Estados de origem, os visitantes poderão adaptar os novos conhecimentos às suas realidades.
Além de Pernambuco, outros onze Estados estão envolvidos no intercâmbio. No total, cerca de 50 jovens e dez organizações não governamentais que desenvolvem projetos de Educação do Campo participam desta iniciativa.
O IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira é coordenado pelo Instituto Souza Cruz, que, junto com outras cinco organizações, integra a Rede Jovem Rural. “Essa ação viabiliza o conhecimento de boas práticas da agricultura familiar, implantadas em diferentes realidades rurais, que podem ser replicadas e compartilhadas pelos intercambistas em suas comunidades”, afirma Luiz André Soares, gerente do Instituto Souza Cruz e coordenador da Rede Jovem Rural.
As três primeiras edições do Intercâmbio da Juventude Rural envolveram diretamente cerca de 320 jovens rurais, e abrangeram todas as regiões do País.
Com informações da Assessoria.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ministério da Fazenda abrirá 255 vagas para analista até maio de 2013


CorreioWeb
  
O Ministério da Fazenda (MF) abrirá, até maio de 2013, novo concurso público com oferta de 255 oportunidades para o cargo de analista de finanças e controle. Para tomar posse na função, é necessário ter nível superior. A remuneração atual é de R$ 12.960. A portaria com a autorização do certame - publicada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) - pode ser encontrada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21/11), na página 103 da primeira seção.

Veja mais matérias sobre concursos no Admite-se

O órgão também divulgou ontem o resultado final da seleção que ofertou 463 vagas para assistente técnico-administrativo, que oferta salário de R$ 2,8 mil. Ao todo se inscreveram 77.339 candidatos, cerca de 167,03 por cada chance. Apenas no Distrito Federal, onde são disponibilizadas 322 vagas, foram contabilizados 48.093 inscritos (149,35 por vaga). Os 29.246 cadastros restantes são para lotação em São Paulo (207,41 por cada uma das 141 chances abertas).

As provas objetivas foram aplicadas no dia 21 de outubro e tiveram questões de língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo, conhecimentos de informática, direito administrativo e constitucional, arquivologia e gestão pública. As chances são destinadas ao cargo de assistente técnico-administrativo, que oferta salário de R$ 2,8 mil. A lista com os aprovados está disponível no Diário Oficial da União desta terça-feira (20/11), na página 117 da terceira seção.

Senai-PE oferece 2.071 vagas para cursos técnicos em 2013

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE) lançou nesta quarta-feira (21) o edital de seleção para cursos técnicos em 2013. São 2.071 vagas, número 122% superior ao ofertado no edital anterior, em 16 modalidades de cursos. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de dezembro, exclusivamente pelo site www.upenet.com.br. As provas acontecerão no dia 13 de janeiro.

A expectativa em relação ao número de inscritos também dobrou. Se no ano passado 15 mil pessoas disputaram as 930 vagas oferecidas, este ano devem se inscrever 30 mil. Para participar da seleção para os cursos dos turnos da manhã e da tarde é necessário estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio no ato da matricula e ter entre 16 e 22 anos. Já para o turno da noite não há exigência de idade máxima e os candidatos já poderão ter concluído o ensino médio.

“Percebemos que estava difícil para o aluno que trabalha fazer o ensino médio e técnico ao mesmo tempo. Com essa flexibilização, quem já terminou o ensino médio e trabalha também poderá pleitear uma vaga”, justifica o diretor regional do Senai-PE, Sérgio Gaudêncio.

A taxa de inscrição custa R$ 20, mas o Senai-PE concederá isenção do pagamento dessa taxa para até 10% do total das vagas ofertadas. Os interessados em solicitar a isenção tem até o próximo dia 28 para fazer a solicitação.

Das dez escolas do Senai no estado, oito estarão participando da seleção: Santo Amaro, Água Fria, Areias, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina. As escolas de Garanhuns e Araripina ficam de fora porque no momento estão focadas em qualificação profissional e não vão oferecer cursos técnicos em 2013.

As vagas são para os seguintes cursos: administração, alimentos, automação industrial, edificações, eletromecânica, eletrônica, eletroeletrônica, logística, manutenção automotiva, produção de moda, química, redes de computadores, refrigeração e climatização, telecomunicações, vestuário e segurança do trabalho.

Do diriodepernambuco

TSE decide que prefeito eleito de Primavera estava inelegível para as eleições de 2012

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu, por maioria, o registro de candidatura de Rômulo César Moura Peixoto (PRTB) ao cargo de prefeito do município de Primavera, a 60 quilômetros de Recife, em Pernambuco. O candidato, que concorreu como o nome de urna Pão com Ovo, foi eleito em outubro com mais de quatro mil votos. O município tem perto de 13 mil habitantes. O TSE entendeu que Rômulo Peixoto estava inelegível na data do pedido de registro de candidatura.
Em 2006, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou o diploma de prefeito de Pão com Ovo por doação de pães e cestas básicas na campanha eleitoral de 2004, configurando compra de votos. Nas eleições de 2012, o Tribunal Regional manteve a sentença favorável de manutenção do registro de candidatura.
O TRE considerou extinta a inelegibilidade do candidato no dia 3 de outubro de 2012, contada por oito anos a partir da data da eleição de 2004. Assim, conforme o entendimento do tribunal pernambucano, no dia da eleição em 2012, em 7 de outubro, ele não estaria mais inelegível.
Ao recorrer ao TSE, a coligação adversária sustentou não importar o dia em que ocorrerem as eleições, pois a Constituição Federal define que o pleito tem lugar no primeiro domingo de outubro e, de acordo com os precedentes do TSE, as causas de inelegibilidades são examinadas no momento do pedido de registro e, no caso, não ouve nenhuma alteração favorável à candidatura de Pão com Ovo, que continuaria inelegível durante todo o ano de 2012.

Assembleia aprova liberação de bebida alcoólica nos estádios durante a Copa

Portal da Alepe
O projeto do Executivo prevendo a suspensão temporária da venda de bebidas alcoólicas durante os jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de 2014, em Pernambuco, foi aprovado, nesta terça (20 de novembro), pela Assembleia. A proposta visa à adequação da Lei Nacional da Copa, aprovada pelo Congresso. A lei estadual, restringindo o consumo de álcool nos estádios de futebol e arredores, está em vigor desde 2009.
A matéria do Executivo também determina a suspensão, durante os eventos esportivos, da lei de meia-entrada para estudantes, idosos e professores, pois não haverá ingressos com desconto. De acordo com o projeto, o Governo do Estado pode decretar feriado nos dias de realização das partidas.
Antes da votação, os deputados se manifestaram em relação ao tema. Daniel Coelho, do PSDB, afirmou que, em Pernambuco, a bebida foi proibida nos estádios, mas a violência no futebol continua. Waldemar Borges e Ângelo Ferreira, do PSB, e Betinho Gomes, do PSDB, acreditam que o álcool pode aumentar a agressividade latente, mas, no caso das Copas, a comercialização do produto atende a uma exigência da Fifa.
André Campos, do PT, lembrou que as brigas não acontecem dentro, mas fora dos estádios, e que as pessoas bebem antes dos jogos. Maviael Cavalcanti, do Democratas, e Cleiton Collins, do PSC, votaram contra a matéria.
Pela manhã, a proposta foi discutida na Comissão de Justiça. O presidente do colegiado, deputado Raimundo Pimentel, do PSB, afirmou que a medida permite ao Estado se adequar à Lei Nacional da Copa por um período limitado.
Além desse projeto, a Comissão aprovou a abertura de crédito suplementar de 12 milhões e trezentos mil reais, em favor do Instituto Agronômico de Pernambuco, IPA, para a realização de ações emergenciais contra a seca. Na reunião dessa terça, o colegiado ainda acatou sete projetos e distribuiu 17 propostas que vão ser analisadas pelos relatores.

Limoeiro divulga calendário de vacinação de cães e gatos

Com informações do NE10
Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, divulgou nesta quarta-feira (21) o calendário da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica.
A vacinação de cães e gatos será realizada em duas etapas, zona urbana e zona rural. A primeira, programada para primeiro de dezembro, será destinada aos animais da cidade. Serão montados 20 pontos de vacinação espalhados pelos bairros. No período de 03 a 06 de dezembro será realizada a segunda etapa com a vacinação dos cães e gatos das comunidades rurais. “Na Zona Rural vamos atuar diferente da cidade. Os donos dos animais devem prendê-los, pois a equipe de vacinadores passará aplicando a vacina nas residências”, explicou o secretário de Saúde, Orlando Jorge.
Confira os locais de vacinação clicando AQUI.

Políticos estimam que mais da metade dos municípios pernambucanos não fechará as contas em 2012

Uma comissão de prefeitos pernambucanos reuniu-se, ontem, com a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Teresa Duere, para falar sobre a situação dos municípios e pedir que os técnicos coloquem uma “lupa” no julgamento das contas municipais deste ano. A justificativa dos gestores é que os números não fecham. Das 184 cidades pernambucanas, mais da metade deve terminar o ano no vermelho por ultrapassar os 54% da receita com gastos de pessoal, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O temor dos prefeitos, especialmente dos que perderam a eleição, é que as contas sejam rejeitadas pelo TCE por fatores externos ao seu desempenho na prefeitura e, em seguida, reprovadas pelas câmaras municipais – algo que os enquadraria na Lei do Ficha Limpa.
Teresa Duere conversou durante uma hora com prefeitos representantes de consórcios e entidades dos municípios em várias regiões do estado, como Azoka Gouveia (PR), Eudson Catão (PSB), Celina Brito (PDT) e Eudes Tenório (PR). Ela disse que ouviu as queixas dos gestores e vai orientar os técnicos a separar, na hora da apreciação das contas, o joio do trigo. “Não podemos descumprir a Lei. O que temos que observar é que alguns problemas enfrentados pelos prefeitos são involuntários, como a seca, o aumento do piso salarial dos professores, o aumento do salário mínimo, a queda no FPM. Nós vamos ter que discutir caso a caso”, declarou.
A presidente do TCE disse que, no final de janeiro, vai reunir os prefeitos eleitos e presidentes das câmara municipais para falar sobre a crise dos municípios. Ela frisou que a situação ficou mais delicada por conta da seca, mas não deve mascarar a malversação de recursos. “Vamos distinguir o joio do trigo. Os prefeitos vieram aqui pedir compreensão. Para você ter uma ideia, nesta semana, mais de 20 caminhões com rebanho saíram de Venturosa (Agreste) para o Maranhão para não morrer de fome”, explicou. “O momento é de crise. A federação está em desequilíbrio. Os prefeitos fazem de tudo para diminuir as despesas, mas o governo federal não corta gastos e ainda quer criar mais ministérios”, alfinetou Duere.
Confira a situação dos municípios pernambucanos
97 municípios ultrapassara o limite máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Comprometeram mais de 54% de sua receita com gastos de pessoal.
36 municípios, entre os 91, ficaram dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, abaixo do limite prudencial, que é de 51,30%.
O município que mais feriu a LRF até agora foi Nazaré da Mata, na Zona da Mata. Pelos dados do Tesouro Nacional, a prefeitura compromete 83,33% de sua receita com pessoal.
Quem menos gastou com pessoal foi a Prefeitura da Ilha de Itamaracá. Usou apenas 29,88% da receita com pessoal.
Além de Nazaré, os municípios que mais extrapolaram a LRF foram Barreiros (78,32%), Sirinhaém (75,77%) Pombos (69, 73) e Cupira (69,47%).
Há oito municípios de Pernambuco que só prestaram contas ao Tesouro Nacional em 2011, Araripina, Belém de Maria, Brejão, Cabo, Caetés, Moreno, Poção e Vitória.
Fonte: Tesouro Nacional
Municípios  Despesa total com pessoal em %
Mais gastadores
Agrestina            62,59
Água Preta            60,02
Aliança            61,60
Altinho            62,40
Angelim            54,99
Araçoiaba            58,47
Barreiros            78,32
Belém de São Francisco    61,95
Belo Jardim            60,41
Betânia            55,62
Bezerros            54,76
Bom Conselho         55,08
Bom Jardim             54,07
Bonito                58,12
Brejão                 58,12 (1º semestre de 2011)
Brejo da Madre de Deus     58,84
Cabrobó            59,91
Canhotinho            62,94
Capoeiras            61,19
Carpina            61,95
Caruaru            56,37
Catende            64,56
Chã de Alegria        57,30
Condado            61,86
Correntes            62,43
Cupira                69,47
Custódia            63,00
Dormentes            60,09
Escada                55,21
Exu                57,45
Ferreiros            55,08
Gloria do Goitá        57,80
Goiana            56,06
Gravatá            61,23
Iati                64,90
Ibimirim            57,25
Ibirajuba            60,07
Igarassu            61,20
Inajá                62,71
Ingazeira            56,81
Itaíba                57,21
Itapissuma            55,98
Itaquitinga            56,99
Jaqueira            58,46
Jataúba            64,72
João Alfredo            64,08
Joaquim Nabuco        55,81
Jucati                54,48
Jupi                57,69
Jurema            61,52
Lagoa do Carro        65,41
Lagoa do Ouro        55,64
Lagoa dos Gatos        56,12
Lajedo                58,94
Manari            58,82
Maraial            64,95
Mirandiba            61,85
Moreilândia            62,30
Moreno            58,13 (2º quadrimestre de 2011)
Nazaré                83,33
Orocó                62,18
Palmeirina            66,16
Panelas            58,14
Paranatama            63,44
Parnamirim            56,66
Paudalho             57,88
Paulista            55,20
Pesqueira            55,72
Petrolândia            57,91
Pombos            69,73
Quipapá            57,06
Riacho das Almas        55,31
Ribeirão            58,19
Rio Formoso            65,54
Salgadinho                 55,06
Salgueiro                 54,74
Saloá                 58,95
Sanharó                 55,67
Santa Cruz da Baixa Verde     54,52
Santa Cruz do Capibaribe    56,15
Santa Maria da Boa Vista       59,45
Santa Maria do Cambucá       55,85
São Benedito do Sul         57,68
São Bento do Una             55,00
São João                 64,02
São Joaquim do Monte         62,80
Sirinhaém                 75,77
Solidão                 58,18
Tabira                 61,75
Tacaimbó                 52,56
Tacaratu                 54,89
Taquaritinga do Norte         69,05
Terra Nova                 58,61
Timbaúba                 62,64
Toritama                 67,85
Tracunhaém             55,17
Tuparetama             54,36
Venturosa                 55,17
Vicência                 58,28
Vitória de Santo Antâo         56,18 (3º quadrimestre de 2011)
Xexéu                65,12

Os que respeitam a legislação

Itamaracá            29,88
Abreu e Lima        50,45
Afogados da Ingazeira    44,59
Afränio            49,46
Águas Belas            53,73
Alagoinha            53,20
Amaraji            47,77
Araripina            43,61 (3º quadrimestre de 2011)
Arcoverde            51,43
Barra de Guabiraba        53,94
Belém de Maria        46,63 (2º semestre de 2011)
Bodocó             44,29
Breijinho            49,70
Buenos Aires        53,79
Buíque            45,59
Cabo de Santo Agostinho    42,67 (2º quadrimestre de 2011)
Cachoeirinha        53,51
Calçado            48,86
Calumbi            50,04
Camaragibe            46,73
Camocim de São Félix    49,76
Camutanga            50,27
Caetés            48,23 (2º semestre de 2011)
Carnaíba            48,78
Carnaubeira da Penha    44,55
Casinhas            51,41
Cedro            42,41
Chã Grande            53,94
Cortês            51,40
Cumaru            53,40
Feira Nova            53,92
Flores            48,24
Floresta            53,01
Frei Miguelinho        52,80
Gameleiro            51,99
Garanhuns            45,96
Granito            48,63
Ipojuca            35,22
Ipubi            52,61
Itacuruba            51,50
Itambé            52,03
Itapetim            46,94
Iguaraci            51,27
Jaboatão            44,33
Jatobá            52,20
Lagoa do Itaenga        49,53
Lagoa Grande        51,63
Limoeiro            53,83
Macaparana            48,28
Machados            43,85
Olinda            44,03
Orobó            46,97
Ouricuri            53,09
Palmares            52,36
Passira            48,91
Petrolina            53,02
Poção            48,89 (3º quadrimestre de 2011)
Primavera            53,14
Quixaba            45,33
Recife            43,00
Sairé                 51,27
Pedra            51,95
Santa Cruz             45,49
Santa Filomena             53,29
Santa Terezinha             39,31
São Caitano             53,88
São José da Coroa Grande    46,47
São José do Belmonte         45,82
São José do Egito             53,89
São Lourenço da Mata         53,89
São Vicente Ferrer         50,88
Serra Talhada             47,58
Serrita                 51,64
Sertânea                 52,49
Surubim                 51,48
Tamandaré             51,55
Terezinha             51,99
Trindade                 53,16
Triunfo                 35,81
Tupanatinga             53,08
Verdejante             51,53
Vertente do Lério             51,34
Vertentes                 46,24
Diário de Pernambuco

Após denúncias, Anvisa inicia auditoria de processos sobre agrotóxicos

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, disse nessa terça-feira (20) que o órgão está fazendo auditoria em todos os processos relacionados a agrotóxicos desde 2008. Ao todo, entre 120 e 160 documentos devem ser revistos.
A decisão foi tomada depois que o gerente-geral de Toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles, denunciou irregularidades em processos de liberação de agrotóxicos na agência. Na última quarta-feira (14), ele foi exonerado do cargo.
Durante café da manhã com jornalistas, Barbano informou que vai sugerir ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que também façam auditorias nos processos que envolvem agrotóxicos.
“Cada órgão é um órgão. Só vou sugerir que também façam auditorias. Certamente, eles também estão preocupados com a situação. Não podemos gerar insegurança. Na medida em que um tem problema, o problema é de todo mundo. Estamos torcendo para que seja uma situação pontual, localizada.”
Sobre a exoneração do gerente-geral de Toxicologia, o diretor-presidente da Anvisa se disse surpreso com o que chamou de “polemização” do caso. Após deixar o cargo, Meirelles procurou o Ministério Público Federal alegando que a sua assinatura foi falsificada em alguns documentos da Anvisa.
“Todos que ocupam cargos de confiança podem ser exonerados. Precisamos ter um ambiente descontaminado para fazer uma apuração ampla”, disse. “Acho estranho quando as pessoas reagem ao perder cargos de confiança”, completou.
Ao final da conversa com a imprensa, Barbano avaliou que é preciso apurar se houve mesmo falsificação de assinaturas, mas adiantou que há indícios “muito concretos” de que os seis produtos envolvidos nas denúncias apresentam problemas.
No início da semana, a Anvisa informou que considera extremamente graves as denúncias encaminhadas pela Gerência-Geral de Toxicologia. Por meio de nota, o órgão destacou que as denúncias foram encaminhadas para a corregedoria e para a Polícia Federal e que já foram prestados esclarecimentos ao Ministério Público Federal sobre o assunto.
“A presidência da Anvisa tem conhecimento e clareza do tamanho dos desafios que são enfrentados diariamente para garantir que a instituição e seus servidores estejam protegidos das pressões que naturalmente são exercidas pelos entes econômicos, incluindo aqueles interessados no setor de agrotóxicos. Dessa forma, não pode permitir condutas que fragilizem a confiança interna e externa na capacidade técnica e na lisura das análises realizadas nos processos que dependem de posição da Anvisa.”
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Van cai em barragem em Moreno, deixando mãe e filho mortos

Foto reprodução Surubim Notícia
NE10
Uma van caiu na Barragem Duas Unas, em Moreno, no Grande Recife, na tarde deste domingo (18). O acidente deixou uma mulher de 26 anos e o filho dela, de apenas 2, mortos.
Outras quatro pessoas estavam no veículo no momento em que caiu na barragem, mas apenas uma delas precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros (CB). A vítima foi levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Curado, Zona Oeste do Recife.

Sport vence Botafogo por 2×0 e está a um ponto de sair da zona do rebaixamento


A diferença já foi de oito pontos. Hoje é de apenas um. A torcida do Sport já havia perdido as esperanças. Hoje, ela vê a sua equipe com reais chances de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro.
Tudo isso por conta do resultado construído neste domingo (18), no estádio da Ilha do Retiro. Com uma vitória de 2×0, desenhadas pelos pés de Gilberto e Henrique, o Leão bateu o Botafogo, e só precisa de um tropeço da Portuguesa, na próxima rodada para, finalmente, sair da zona de rebaixamento.
Poderia ter sido fácil
Apesar do posto de anfitrião, não foi o Sport o dono da bola nos primeiros minutos de jogo. Qualquer sobra na frente da área rubro-negra, era o Botafogo quem conseguia articular as principais jogadas de ataque. E quando o Leão parecia engrenar suas respostas ofensivas, a jogada parava em erros individuais no meio-campo.
É bem verdade que grandes sustos não foram sofridos pela torcida rubro-negra. Ela que fez sua parte, comparecendo em peso às arquibancadas da Ilha do Retiro, teve o seu primeiro sintoma de protesto após uma bola que pegou na mão do zagueiro Antônio Carlos, dentro da área visitante. A arbitragem, no entanto, achou o lance normal e deixou o jogo seguir.
Amigos, por tudo o que a partida envolvia, tenha certeza que cada torcedor, que saiu de casa neste domingo, estava preparado para muitas emoções durante os 90 minutos. Duas chances, inclusive, fizeram com que o grito se mantivesse preso na garganta. A primeira após cabeçada de Hugo, que tirou tinta da trave alvinegra. A segunda, com o atacante Gilberto, que exigiu milagre do arqueiro Jefferson.
Os lances acostumaram a equipe rubro-negra a criar oportunidades no jogo. Infelizmente para as pretensões leoninas nenhuma vazou a meta da Estrela Solitária. Não era incomum ver a bola passar a frente do goleiro Jefferson, e nenhum pezinho, do lado rubro-negro, para empurrá-la no fundo do gol.
Antes do fim do primeiro tempo, a grande chance para o Sport abrir o marcador sobrou nos pés do meia Hugo, após cruzamento de Cicinho. Na pequena área, o meia teve tudo, menos pontaria e equilíbrio, e o oxo permaneceu inalterado.
O jogo de Henrique
Quando os jogadores do Botafogo deram reinicio a partida, a informação vinda de São Paulo não era das melhores para os rubro-negros. A Portuguesa havia acabado de abrir o placar, diante do Grêmio. A situação só não foi pior, porque no primeiro minuto de jogo, na Ilha do Retiro, por pouco o atacante Bruno Mendes não fez um gol.
O segundo gol da Portuguesa, culminou com a melhora do Sport na partida, após o susto logo após o intervalo. Assim como na primeira etapa, chances foram criadas pelo Leão. Reinaldo tentou o gol, em cobrança de falta, e Gilberto apareceu duas vezes seguidas de frente com a meta alvinegra.
O gol parecia que ia se manter preso… O resultado parecia que não ia acontecer de jeito algum. Então, o técnico Sérgio Guedes chamou o atacante Henrique. Não sabia ele que aquela substituição ia ser fundamental para o Leão.
Foi com ele em campo, que aos 12 minutos o Sport puxou um contra-ataque, que passou pelos seus pés, que foi aproveitado por seu sangue frio, que deixou Gilberto de frente para a meta, e que, finalmente, foi convertido. Um gol que, não só fez a Ilha do Retiro explodir, como trouxe a maré de sorte para a equipe rubro-negra. De uma só vez, o 2×0 da Portuguesa se transformou em 2×2, com dois gols relâmpagos do Grêmio.
Mas, quem disse que os rubro-negros teriam vida fácil após cutucar uma equipe da parte de cima da tabela. O gol do Sport ativou os botafoguenses em campo. Por vários momentos chegou, a apreensão jogou lado a lado com a defesa pernambucana. Saulo, inclusive, teve de operar um milagre, em chegada de Bruno Mendes.
O alívio só pôde ser sentido nos últimos minuto de jogo. Com ele, o homem que mudou a história do jogo. Henrique! Aos 44 do segundo tempo, o atacante recebeu belo passe de Felipe Menezes, e só precisou deslocar Jefferson, para dar números finais a partida. O Leão está muito vivo, amigos!
SPORT
Saulo; Cicinho, Diego Ivo, Aílson e Reinaldo; Tobi, Moacir e Hugo; Gilsinho (Henrique/aos 8 do 2ºT), Gilberto (Willians/aos 22 do 2ºT) e Felipe Azevedo (Felipe Menezes/aos 35 do 2ºT). Técnico: Sérgio Guedes
BOTAFOGO
Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo (Elkerson/aos 29 do 2ºT)); Gabriel, Renato (Fellype Gabriel/aos 19 do 2ºT), Seedorf, Andrezinho e Lodeiro (Vítor Júnior/aos 38 do 2ºT); Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Fabiano Ramires (ES)
Gols: Gilberto (aos 12 do 2ºT); Henrique (aos 44 do 2ºT)
Cartões amarelos: Cicinho (Sport); Antônio Carlos (Botafogo)
Público: 25.126
Renda: R$ 223.500,00

Da Folha de Pe

Verdão caiu

O Brasileirão vai chegando ao fim e tem cada jogo fraquinho, viu? Sem importância alguma. Dois deles aconteceram no sábado, onde o Santos venceu o já rebaixado Figueirense com uma boa atuação do Felipe Anderson e o excelente resultado do Vasco pra cima do Coritiba fora de casa. Aliás, o retorno do meu amigo Ricardo Gomes a São Januário deve ter dado um novo ânimo para os cruz-maltinos. Mas nenhuma das quatro equipes aspirava absolutamente nada.
Se puder falar algo do Peixe é que essa partida que não valeu nada fez o Neymar tomar o amarelo para ficar fora do clássico contra o Corinthians.
Já no domingo o campeão Fluminense pegou o Cruzeiro pra levantar a taça. E mesmo tomando um vareio de bola dos mineiros e perdendo o jogo, pouco importou. Bom mesmo foi a festa do tricolor carioca no Engenhão. E com um baita merecimento, diga-se de passagem! Já o Atlético/MG sofreu pra encarar o xará de Goiânia e perdeu a chance de ‘roubar’ a vice-liderança do Grêmio. Mas o foco da rodada estava mesmo na partida do Palmeiras diante do Flamengo em Volta Redonda. E apesar do esforço do limitado time alviverde, o rebaixamento foi inevitável. Ainda mais porque o Bahia detonou a Ponte e a Portuguesa empatou com o Grêmio. Já falei o suficiente sobre o terrível planejamento da diretoria junto com o Felipão. Agora o negócio é torcer por uma volta por cima em 2013. Se tem um culpado principal nessa história o nome dele é Valdívia. Muito mais que o Felipão.
Mas nenhuma das duas torcidas pôde comemorar porque o Sport fez 2 a 0 no Botafogo e segue na luta. Completando a rodada que não valia nada o Corinthians venceu o Inter com mais um gol do peruano Guerrero e o São Paulo conseguiu o resultado diante do Náutico, que, se é fera em casa, é uma baba fora. Por sinal o Ganso estreou muito bem. Gostei da movimentação do ex-santista.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Prisão de Homicida em Lagoa de Itaenga



Policiais Militares do DPM de Lagoa de Itaenga, com apoio de Policiais Civis e Militares da Equipe Malhas da Lei da AIS 11 (11ª DESEC e 2° BPM), efetuaram, na tarde de ontem (15/11), a prisão do homicida TIAGO FELIPE DA SILVA, ” Vulgo Ferrugem”, RG n° 8611583, nascido em 11/10/1992, com 20 anos de idade, filho de José João Vicente da Silva e Maria do Carmo Felipe Teixeira, residente na Rua Luís Izidoro, n° 27, Centro, Lagoa de Itaenga-PE, após campana que teve início no início do dia, os Policiais Militares do DPM, com o apoio da Equipe Malhas da Lei conseguiram capturar o homicida. Tiago é acusado de praticar um homicídio ocorrido no no dia 27/03/2012, por volta das 18:45 hs, na Rua Maria Rosa no Município de Lagoa de Itaenga contra a vítima ADERBAL ALVES DE AZEVEDO NETO,que foi ferido a disparos de arma de fogo, vindo a óbito no local, Segundo consta nos Autos, os denunciados Tiago e Jurandir (já preso no início do mês), criminosos temidos na comunidade e que ameaçam de morte as testemunhas arroladas no caderno policial, praticaram o homicídio através de disparo de arma de fogo, à queima roupa, de surpresa e não proporcionando chance de defesa da vítima Aderbal Alves de Azevedo Neto, por conta de uma dívida contraída no tráfico ilícito de drogas. Bem se vê que a violência empregada no cometimento do delito revela a periculosidade dos réus. Saliento que consta nos autos a informação de que testemunhas estão sendo ameaçadas de morte pelos denunciados, a prisão se deu por força do Mandado de Prisão n° 2012.0098.003933, extraído do Processo n° 00000347-77.2012.8.17.0870 expedido em 01/11/2012, pela Drª Adrianne Maria Ribeiro de Souza Miguez, Juíza de Direito da Vara Única da Comarca de Lagoa de Itaenga. O preso foi apresentado na Delegacia de Plantão de Nazaré da Mata, onde após a realização dos procedimentos de praxe foi recolhido ao Presídio de Vitória de Santo Antão, onde ficará a disposição da Justiça Pública da Comarca de Lagoa de Itaenga, onde responde pelo referido crime.

Do programadizendotudo

Sair da Ideal Saúde exige atenção

Jornal do Commercio

SAÚDE PRIVADA  - Os 85 mil clientes da empresa têm condições especiais para a migração. Mas há fatores que precisam ser observados
A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco tem recebido cerca de dez reclamações por dia de ex usuários do plano Ideal Saúde que têm tido dificuldades para migrar para outros convênios médicos. A empresa, que tem 85 mil clientes em Pernambuco, quebrou e sofreu uma espécie de intervenção da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS).
Há um mês, a ANS determinou o fim das atividades da Ideal Saúde, emitiu um comunicado esclarecendo o direito à portabilidade (migração) desses clientes sob condições diferenciadas estabelecidas pelo governo. Por exemplo, quem já cumpriu carência na Ideal está dispensado de fazer o mesmo no novo plano. Vale lembrar que a migração tem de ocorrer para um plano que ofereça serviços e atendimentos  equivalentes ao que o usuário tinha na Ideal.
Em meio às mudanças, a defensora pública Cristina Sakaki revela o descontentamento dos usuários da Ideal. “Recebemos informações de que, principalmente, pessoas idosas estão sendo induzidas pelas operadoras de saúde a solicitarem planos especiais”. Ao entrarem em contato com as empresas, alguns consumidores são informados de que não podem aderir a algum plano por terem mais de 69 anos.
Outros ouvem dos vendedores que precisam pagar três vezes mais do que na Ideal para terem direito a um novo plano. Por isso, para Cristina, os 85 mil consumidores que deixarem a Ideal precisam ficar alertas antes de assinar novos contratos. “É muito importante que os clientes façam uma pesquisa sobre as operadoras de saúde para saberem sobre a situação financeira delas. Além disso, se possível, é interessante ter acesso ao contrato com antecedência para avaliá-lo.” Alguns clientes também procuram a Defensoria por não saberem quais são as operadoras que estão proibidas de venderem novos produtos.
E um outro ponto que os cidadãos que vão passar pela portabilidade precisam estar atentos é sobre qual é a rede credenciada da operadora. Segundo Cristina, saber quantos hospitais, médicos e laboratórios estão credenciados é essencial. Entre as dúvidas está a questão do tempo de carência. “Se um consumidor teve o tempo de carência determinado em seis meses e já cumpriu quatro, ele passará por uma carência de dois meses com a nova operadora escolhida, complementando assim o tempo que havia sido determinado em contrato”, esclareceu a defensora.
Em casos de dúvidas ou reclamações,os usuários podem entrar em contato com a Defensoria Pública de Pernambuco através do número (81) 3182.3704. Podem também se dirigir pessoalmente ao órgão que se localiza na Rua Estado Israel, 44, Ilha do Leite, Recife-PE. Os consumidores também podem esclarecer seus questionamentos em www.ans.gov.br ou ligar para o 0800.701.9656.

Novo campus da UFRPE começa a funcionar em 2014

JÚLIA VERAS
Segunda-feira a Prefeitura do Cabo deve oficializar a doação de terreno para construção
Estudantes da Região Metropolitana do Recife e da Mata Sul do Estado podem comemorar novas ofertas de cursos superiores na área de engenharia e tecnologia. Na próxima segunda-feira (19), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, e a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena, irão oficializar a doação de um terreno de 20 hectares por parte do município para a construção de um novo campus da instituição. A cerimônia acontecerá partir das 15h, na sede do poder municipal.
A expectativa é que o campus comece a funcionar em 2014, oferecendo três mil vagas. A previsão é que, em até dez anos, sejam oferecidas dez mil vagas de graduação, além das pós-graduações, que podem aumentar esse número em até 50%. Inicialmente, serão geradas 367 vagas de empregos, entre professores, servidores e técnicos. O custo da obra está estimado em R$ 150 milhões.
Visando abastecer o mercado Complexo Industrial Portuário de Suape, a unidade deverá oferecer cinco cursos diurnos de Engenharia, que ainda serão definidos. “O campus terá capacidade para oferecer até 26 cursos na área de tecnologia, mas inicialmente só temos a autorização para abrir cinco. Estamos fazendo uma análise para definir que carreiras serão oferecidas”, pontuou o pró-reitor de Planejamento da UFRPE, Romildo Morant de Holanda. A definição das graduações vai depender da aprovação do Conselho Universitário.
Para o secretário de Assuntos Jurídicos do Cabo, Paulo Farias, a novidade terá um grande impacto na vida da cidade. “A partir de agora, o Cabo será inserido na rota do conhecimento, já que receberemos não só um campus da UFRPE, como também do IFPE. Esse fato vai incrementar também a economia, já que as empresas buscarão o nosso município certas de que teremos mão de obra de qualidade a oferecer”, pontuou.
A expectativa da reitoria é que o processo licitatório para a escolha da empreiteira que vai erguer o novo campus da UFRPE comece em fevereiro. Romildo Holanda explicou que os recursos para a construção da primeira etapa, no valor estimado de R$ 35 milhões, já estão liberados pelo Ministério da Educação. A previsão é de que a obra comece no início de 2013.
O acesso dos alunos, professores e funcionários ao futuro campus será feito por duas rodovias, a BR-101 Sul e a PE-60. A intenção da reitoria é que, com a implantação da unidade, haja uma parceria com o Governo do Estado para a implantação de um Parque Tecnológico. Este será o quarto campus da universidade, que já está instalada no Recife (bairro de Dois Irmãos), dois em Garanhuns e um em Serra Talhada.
UFPE
Na próxima segunda-feira (19), a Comissão de Vestibular (Covest) da UFPE irá anunciar o cronograma completo e o quadro de vagas do Vestibular 2013. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro do próximo ano. Segundo a assessoria de Imprensa da universidade, serão apresentados o cronograma completo do Vestibular 2013, incluindo período de inscrições, prazo de solicitação de isenção da taxa de inscrição e datas dos testes de habilidades em música, entre outras informações.

Anatel suspende promoção da TIM que oferece ligações ilimitadas a R$ 0,50 por dia

Agência Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu nesta sexta-feira (16) a operadora de telefonia TIM de comercializar a promoção denominada Infinity Day, iniciada no último domingo (11), na qual o usuário pode fazer chamadas locais ilimitadas pagando R$ 0,50 por dia. Segundo a agência, a promoção poderá causar instabilidade na rede de serviço móvel pessoal e prejuízo à qualidade da prestação do serviço aos usuários da TIM.
Os valores anunciados pela promoção Infinity Day devem ser cobrados até as 23h59 do próximo domingo (18), para evitar lesão a direitos dos usuários. Em 24 horas, a empresa deverá enviar aos clientes uma mensagem de texto para comunicar a suspensão da promoção. A empresa também deverá divulgar um comunicado nos mesmos veículos e no mesmo formato em que noticiou a promoção Infinity Day.
Se a proibição não for cumprida, a TIM terá que pagar R$ 200 mil por dia, para cada estado em que houver descumprimento. Se a empresa não cumprir a determinação de mandar mensagens para os clientes, a multa é R$ 10 mil por dia.
No despacho, publicado no Diário Oficial da União, o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, lembra que a agência só permitiu o retorno da comercialização dos serviços da TIM, que ficou suspenso por 11 dias em julho, sob a condição de uma avaliação periódica dos planos de melhorias apresentados pela empresa na ocasião, e que Anatel pode exigir alterações se detectar demanda de tráfego ou estratégia de marketing não mensuradas nesse plano.
A empresa deverá apresentar à Anatel ajustes ao plano em até 30 dias, com dados objetivos capazes de demonstrar se a capacidade de suas redes é adequada à promoção Infinity Day.
A TIM disse que se posicionará em breve sobre a proibição da Anatel, mas já informou, por meio de comunicado, que foram transmitidos para a agência todos os detalhes técnicos e mercadológicos da iniciativa, que é limitada a 19 cidades.

Lula e Dilma de olho nos próximos passos de Eduardo

Enquanto o governador Eduardo Campos (PSB) fica com um pé em cada canoa – mantendo-se como aliado nacional do PT ao mesmo tempo em que se aproxima do PSDB -, o presidente Lula (PT) e a presidente Dilma Rousseff (PT) estão só de olho no socialista.
De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira (15), em encontro com o petista nessa quarta (14), Dilma contou sobre os encontros que teve com correligionários do PMDB, PSB, PP e PSD e estão em consenso: os próximos passos de Eduardo são uma incógnita.
Blog do Jamildo

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Caminhão capota e uma pessoa morre na BR-232

Do JC Trânsito
Na manhã desta quarta-feira, por volta das 5h, um caminhão capotou no quilômetro 64 da BR-232, sentido Gravatá/Recife, na descida da Serra das Russas, no município de Pombos – na Mata Sul de Pernambuco.
O motorista – José Luiz de Lima, 46 anos – perdeu o controle do caminhão de placa KEY-9400 (AL) e em seguida tombou. José Luiz não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. O caminhão estava carregado de grama.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar a vítima das ferragens e o corpo encontra-se sob responsabilidade das Polícias Civil e Rodoviária Federal.
Devido ao acidente, o trânsito ficou bastante lento na rodovia.

UFRPE abre 148 vagas para professor

JC Online
Visando preencher 148 vagas para professor em regime de dedicação exclusiva, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abre inscrições para dois concursos públicos nos campi do Recife, de Garanhuns, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão do Estado.
As vagas são para disciplinas específicas como Agronomia, Biologia, Letras, Física, Psicologia, Administração, Engenharia de Alimentos, Ciência da Computação, Educação Física, Sociologia e Matemática, por exemplo. O edital nº 25/2012 disponibiliza 20 das vagas disponíveis e o nº 26/2012 oferece as outras 128.
As inscrições para os concursos podem ser realizadas até o dia 12 de dezembro.
Clique AQUI para fazer sua inscrição.

Apreensão de 210 gramas de crack e 105 gramas de maconha em Carpina

Na tarde de ontem (13/11), a equipe de investigação da 45ª Circunscrição, Carpina/PE, averiguando uma informação de haveria um ponto de venda de drogas na Rua Astrólogo Omar Cardoso, centro desta cidade, apreenderam na localidade uma mochila contendo 210 gramas de crack, 105 gramas de maconha, 4 facas, uma balança de precisão, um cachimbo para uso de crack, sacolas plásticas para embalagem de drogas e uma fotografia de suspeitos envolvido com o tráfico.
Os suspeitos evadiram-se do local antes da chegada da polícia, mas a fotografia permite a identificação de pessoas já investigadas nesta DEPOL por possível envolvimento com o tráfico de drogas.

Do programdizendotudo

TCU julga acordo para baixar energia nesta quarta

Blog da Folha
O Tribunal de Contas da União (TCU) retoma nesta quarta-feira (14) o julgamento do acórdão que pode determinar ou não o ressarcimento de R$ 7 bilhões cobrados indevidamente por sete anos dos consumidores de energia elétrica do país. Uma falha na metodologia de cálculo do reajuste da tarifa de energia transferiu recursos dos consumidores para o caixa das distribuidoras.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) só agiu para eliminar o problema depois que o tema se tornou público. Embora tenha eliminado a falha, a Aneel disse que não poderia exigir das concessionárias a devolução ou a compensação do que foi pago a mais. É essa posição da Aneel que está em discussão no TCU neste momento.
O ministro relator do processo, Valmir Campelo, votou pelo ressarcimento, mas o ministro revisor, Raimundo Carneiro, tem posição contrária. Para ele, a corte não teria competência para exigir das distribuidoras qualquer devolução. Órgãos de defesa dos consumidores dizem que esse é um falso problema.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Movimento de prefeitos dá suporte a teses de Eduardo



O movimento do prefeitos de Pernambuco, que vão parar as prefeituras nesta segunda-feira  dá suporte à bandeira levantada pelo governador Eduardo Campos (PSB) em prol de um novo pacto federativo, que dê mais autonomia a estados e municípios. A paralisação engrossa ainda a mobilização nacional que levará prefeitos de todo o país a Brasília na próxima terça-feira, ante o prejuízo com a queda de arrecadação do fundo municipal. Também reivindica a aprovação, pela presidente, do projeto que redistribui os recursos obtidos com a exploração do petróleo, aprovado pela Câmara dos Deputados. ‘Os municípios estão em falência’, afirma Eudes Catão, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) – entidade que lidera a greve, junto com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). ‘Em Pernambuco, a queda do FPM é de 22% devido à redução de cobrança do IPI’.
O presidente da Amupe, Jandelson Gouveia, destaca a dificuldade das prefeituras para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina que o pagamento do funcionalismo não exceda os 54% da receita municipal. ‘Com a receita em queda, fica difícil manter esta equação’, observou. (Informações de O Estado de S.Paulo)

Homem é executado a tiros dentro de casa em Glória do Goitá

A Delegacia do Município de Glória do Goitá, na Zona da Mata do Estado, está investigando um crime de homicídio ocorrido na madrugada deste domingo (11), naquele município, onde vitimou o motorista Miguel José Barbosa, 27 anos, que foi executado por disparos de armas de fogo dentro de sua residência.
Segundo informações, nada foi levado da casa da vítima, sendo reforçada a hipótese de execução. A Polícia Civil está investigando o caso. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML, em Recife.

Da vozdavitoria

Dirceu é condenado a 10 anos de prisão

a1efecf4b578f72a19144ec2eb4404a2.jpg
Dirceu foi condenado a 2 anos e 11 meses por formação de quadrilha e de 7 anos e 11 meses por corrupção ativa por ter atuado na compra de apoio político no Congresso Nacional
Foto: Arquivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. Com isso, Dirceu terá de iniciar o cumprimento de pena em regime fechado, o que ocorre quando a punição é superior a 8 anos.

Dirceu foi condenado a 2 anos e 11 meses por formação de quadrilha e de 7 anos e 11 meses por corrupção ativa por ter atuado na compra de apoio político no Congresso Nacional. Também foi aplicada a sanção de 260 dias-multa, o que supera os R$ 600 mil.

O relator afirmou que o ex-ministro se valeu do cargo para praticar os crimes e que sua atuação foi contrária a princípios democráticos. "Foi um crime de lesão gravíssima à democracia, que se caracteriza pelo diálogo e opiniões divergentes dos representantes eleitos pelo povo. Foi esse diálogo que o réu quis suprimir pelo pagamento de vultosas quantias em espécie a líderes e presidentes de partidos".

Barbosa afirmou que a ação de Dirceu "colocou em risco a independência dos poderes". "Restaram diminuídos e enxovalhados pilares importantíssimos de nossa sociedade", afirmou o relator.

No crime de quadrilha, todos os seis ministros que condenaram apoiaram a pena sugerida por Barbosa. No caso da corrupção ativa foram oito os ministros que condenaram e apenas dois, Cármen Lúcia e Marco Aurélio Mello, sugeriram punições mais baixas.

Fonte: Agência Estado