Espaço do Internauta

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O povão tá TRI-feliz. Santa Cruz, o novo papai da cidade

É muita felicidade para uma torcida só! Alçado por muitos à terceira força do futebol pernambucano, o Santa Cruz mostrou que planejamento e raça dão resultado e conquistou, na tarde deste domingo, o tricampeonato pernambucano, ao vencer o Sport por 2x0, na Ilha do Retiro, no segundo jogo da final do Campeonato Pernambucano. Flávio caça-Rato, aos 25 minutos do primeiro tempo, marcou o gol coral. O tricolor nem precisava vencer o jogo (um empate bastava, já que também tinha vencido o primeiro jogo por 1x0), mas foi mais eficiente. Levou pressão, sim. Mas mostrou que é forte.
Não se trata de um simples tricampeonato. É um tricampenato diante do maior rival. Os três títulos foram conquistados em cima do Sport. Em 2011, o Santa venceu o Sport na Ilha (2x0) e perdeu no Arruda (1x0). Em 2012, empate no Arruda (0x0) e vitória na Ilha (3x2), no dia do aniversário do Sport. Este ano, duas vitórias e mais uma volta olímpica dada na Ilha do Retiro.
O JOGO - O jogo começou com as duas equipes se estudando e sem se arriscar muito. O grande diferencial do Santa Cruz foi marcar a saída de bola do Sport. Com isso, os rubro-negros não conseguiam sair jogando e, consequentemente, não levavam perigo para a meta de Thiago Cardoso. Já o Santa, que tinha o regulamento embaixo do braço, saia na boa, aproveitando os conra-ataques e os espaços (que eram muitos) deixados pela defesa e meio-campo leonino.
E foi justamente em um contra-ataque que Raul encontrou Flávio Caça-Rato, aos 25 minutos. O atacante saiu de cara com Magrão e teve a calma digna dos maiores matadores do futebol. Teve a competência para driblar Magrão, levantar a cabeça e tocar no canto, tirando do alcance do zagueiro Maurício, que, desesperado, tentava evitar o gol. Na comemoração do gol, Flávio Caça-Rato levou cartão amarelo.
Após o gol, o Santa recuou e proporcionou o crescimento do Sport, que partiu para cima. O Leão realizava boas jogadas, sobretudo com Moacir pela direita (entrou no lugar de Cicinho, machucado), que fazia tabelas com Marcos Aurélio e Felipe Azevedo. Nesse instante passou a brilhar a estrela do goleiro Thiago Cardoso. O paredão tricolor fez seis defesas fenomenais, em chutes de Felipe Azevedo, Marcos Aurélio e Tóbi. Além disso, Felipe Menezes colocou uma bola na trave.
No final do primeiro tempo, Flávio Caça-Rato foi corretamente expulso pelo árbitro Gilberto Castro Júnior. Ele tentou levar a bola com a mão. Levou o segundo cartão amarelo e acabou excluído do jogo, deixando o Sport na vantagem numérica.
O Sport voltou para o segundo tempo com Érico Júnior no lugar de Felipe Menezes. Já o Santa, com um jogador a menos, passou a apenas se defender, sempre de forma consistente. O grande problema do Sport era justamente não conseguir furar o bloqueio tricolor. Mesmo assim, as chances foram aparecendo. A melhor delas justamente com Érico Júnior, que sozinho, após cruzamento de Lucas Lima, cabeceou para fora.
Aos 20 minutos, Sérgio Guedes partiu para o tudo ou nada ao tirar o zagueiro Maurício para promover a entrada do atacante Mateus Lima. O Sport continuou com mais volume de jogo, mas, em contrapartida, deixou ainda mais espaços para o Santa. O Tricolor, que até então não tinha atacado, passou a usar o contra-ataque. Em duas oportunidades os atacantes corais saíram de frente com Magrão, que fez duas belas defesas.
Já no fim do jogo, o volante Sandro Manoel fez uma bonita tabela com Raul, avançou em direção à grande área, deu um drible desconcertante no zagueiro Tóbi e empurrou a bola para o fundo das redes do goleiro Magrão, decretando o tricampeonato coral.
FICHA DO JOGO
Sport 0 x 2 Santa Cruz
Sport: Magrão; Cicinho (Moacir), Gabriel, Maurício e Reinaldo; Tobi, Rithely, Lucas Lima e Felipe Menezes; Marcos Aurélio e Felipe Azevedo. (Técnico: Sérgio Guedes)
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Everton Sena (Nininho), William Alves, Renan Fonseca e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Raul e Renatinho; Flávio Caça-Rato e Dênis Marques (Técnico: Marcelo Martellote)
Campeonato Pernambucano 2013.
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE).
Data: 12/05/2013.
Árbitro: Roberto Castro Júnior (Fifa/PE).
Assistentes: Clóvis Amaral e Ricardo Chianca.
Gols: Flávio Caça-Rato e Sandro Manoel.
Renda: R$ 552.420,00.
Público: 26.806

Do ne10

Nenhum comentário:

Postar um comentário